É um típico prato italiano, prático e muito versátil pois combina com qualquer item da nossa cozinha dando um certo conforto quando bem apreciado.
Adoro cozinhar e acho que comer bem é um dos grandes prazeres da vida. Acredito que com ingredientes simples e um pouco de boa vontade, qualquer pessoa pode preparar comidinhas gostosas. A idéia deste blog é compartilhar receitas que costumo fazer no dia a dia, além de dicas e sugestões culinárias. De forma geral, são receitas simples e que dão certo. Sejam bem vindos e bom apetite!
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
quarta-feira, 19 de novembro de 2014
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Biscoitos amanteigados
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
Bolo de laranja com cardamomo
Cardamomo? Sim e porque não? Eu sei que é caro pra caramba, mas é uma especiaria que pode ser utilizada em vários pratos para dar um toque refinado. Veja AQUI a utilidade do cardamomo.
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Pudim de Chocolate
Vi esta receita no blog Jantinha de Hoje e fiquei tentada a fazer!!
Então aproveitei para levar de sobremesa em um almoço com uns amigos, ficou tão gostoso que não sobrou nenhum pedacinho!!
Dessa vez fiz em forma de pudim mesmo pois é mais prático de transportar. Só sei que farei muitas e muitas vezes aqui em casa pois o sabor é muito marcante!!
quinta-feira, 9 de outubro de 2014
Bolo integral de banana com aveia e canela
Oi gente!! Dia das crianças chegando e que tal um bolinho para um lanche bem gostoso com a criançada. Este fica bem leve e não é muito doce. Esta receita tirei do programa Cozinha Prática com Rita Lobo no canal GNT.
Aqui, eu fiz ontem a tarde e as crianças adoraram, nem parece que é integral!!
quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Muffin de abobrinha e cenoura
Este muffin é bem versátil, pois com a mesma receita você pode variar o recheio. Este é de cenoura com abobrinha e acrescentei queijo muçarela e parmesão ralado por cima. Rende 6 muffins, caso queira mais dobre a receita.
Salada refrescante com tangerinas e gorgonzola
Fui acusada de só postar gordices! Para mostrar que por aqui também se come saladas, apresento uma idéia simples, refrescante e com o sabor marcante do gorgonzola. Muito fácil de preparar, ideal para acompanhar carnes ou omeletes, deixando suas refeições mais completas e saborosas.
quinta-feira, 25 de setembro de 2014
Mousse de Acerola
Essa receita eu tirei lá do fundo das minhas pastas de fotos de sobremesas deliciosas que eu já fiz.
Lembrei dela porque fazia muito quando morei em uma casa que tinha uns pés de acerola e chegava esta época do ano vivia lotada de seus frutos azedinhos. Colhia as frutinhas, lavava bem, processava tudo. Com seu suco, batia com o suco de laranja, congelava em saquinhos de sacolé e fazia esta deliciosa mousse que é muito simples de fazer.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Quiche da Dona Therezinha
Aprendi a fazer essa quiche com meu marido, que por sua vez aprendeu com a mãe dele, a Dona Therezinha. Eu particularmente, acho essa quiche maravilhosa e vira e mexe a gente faz aqui em casa (mais ele do que eu, confesso). A quiche é versátil, pode ser servida como lanche ou acompanhada por uma salada como uma refeição completa. Parece difícil, mas é fácil de fazer até mesmo por quem não tem prática na cozinha. Confere só!
quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Minha estreia no blog e o pudim nas forminhas de coração
Gente, fiquei tão apaixonada por estas forminhas de silicone de coração que assim que comprei já sabia logo o que queria fazer nelas!
Elas são tão práticas pois você não precisa untar as forminhas e podem ir ao forno sem problema algum.
Então, para estrear meu espaço no blog e as forminhas fiz a receita deste delicioso pudim de iogurte que nem é tão doce e com o azedinho da calda de morangos fica uma combinação perfeita!!
terça-feira, 16 de setembro de 2014
Apresentação
Oi gente, estou muito feliz que a minha irmã me convidou para ser colaboradora em seu blog que nem sei direito o que dizer aqui. Mas vou tentar passar pra vocês um breve comentário sobre o que pretendo divulgar aqui, ok?
Algumas pessoas que acompanham aqui já sabem que também faço minhas aventuras na cozinha e que publico com alguma frequência no INSTAGRAM (@seminario_de_receitas) e no FACEBOOK as minhas aventuras rsrsrsrs. Então vou partilhar com vocês tudo que tenho feito, Muitas delas são gostosuras (bolos, geleias, panquecas, etc.), já que sou a formigona da família. Mas também postarei receitas leves, porque formiga também gosta de folhas rsrsrsr.
Em breve postarei as minhas receitinhas.
Espero que gostem e para quem quiser pode me acompanhar no INSTAGRAM e no FACEBOOK.
Em breve postarei as minhas receitinhas.
Espero que gostem e para quem quiser pode me acompanhar no INSTAGRAM e no FACEBOOK.
domingo, 14 de setembro de 2014
Salada de pepino, iogurte e hortelã (minha versão de cacik)
Essa salada é muito simples, mas a combinação de sabores é sensacional! Leve e refrescante, é ideal para acompanhar carnes, quebab, quibe de forno, outras saladas e o que mais você quiser!
sexta-feira, 5 de setembro de 2014
Burgão caseiro delícia
Eu adoro hambúrguer, mas nem me lembro mais quando foi o última vez que comi um na rua. Embora eu goste de algumas hamburguerias com receitas caseiras, em redes "fast food" eu não come há anos. O que mais faço é preparar hambúrgueres em casa, que além de mais saudáveis e gostosos, são práticos, econômicos, fáceis de fazer e ainda podem ser congelados.
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Falta de tempo não é desculpa para comer mal!
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Quibe de forno com castanhas
Meus bisavós paternos eram libaneses. Sendo assim, sou meia libanesa de quarta geração, pois é, meio longe né?! Mas minha avô, minhas tias e meu pai mantiveram a tradição de fazer alguns pratos da culinária libanesa. O quibe é uma dessas delícias que aprendi a comer de todo jeito em casa: assado, frito ou mesmo cru, com bastante azeite. Atualmente, o jeito que mais prefiro comer é assado e com a adição de castanhas de caju. Fica leve, além de ser um prato nutritivo e completo. A receita é muito simples de fazer e pode ser servido apenas com uma salada para acompanhar.
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
Lasanha com massa de espinafre e molho bolonhesa
Eu adoro lasanha! Acho um prato simples, saboroso e traz idéia de comida caseira e conforto. Para um domingo frio, uma ótima idéia foi esta lasanha com molho bolonhesa e massa de espinafre. Para mim esta combinação de molho de tomate, carne, muçarela e massa de espinafre ficou perfeita. Além disso, a lasanha feita com a massa caseira realmente fica muito mais leve. O único problema: é impossível não repetir! Mas no fim de semana, a gordice está liberada! Confere aí!
quarta-feira, 30 de julho de 2014
Creme de cenoura e gengibre, com um toque de leite de coco
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Salada de frango e grão de bico
Esta salada foi criada a partir de uma idéia de re-aproveitamento de alimentos. Num domingão preguiçoso, compramos um frango assado, desses de padaria. Comemos felizes com farofa, mas obviamente, sobrou um monte. Daí, na segunda resolvi aproveitar o frango, junto com o grão de bico que já tinha cozido, em uma refeição completa, nutritiva e claro, simples de fazer em um dia corrido.
Tabule
Tabule é uma salada tipicamente libanesa que além de saborosa é bastante refrescante. Eu como tabule desde que me entendo por gente, pois constantemente era feito em casa. Uma salada simples, com poucos elementos, mas de sabor marcante. O tabule é muito fácil de preparar e ideal como acompanhamento de carnes ou mesmo sozinho.
sábado, 26 de julho de 2014
Bobó de camarão
Se tem uma comida que eu gosto é bobó de camarão. A combinação da mandioca com camarão, dendê e leite de coco é simplesmente incrível e singular! Existem diversos restaurantes que servem excelentes bobós. Mas você também pode preparar esta delícia e não deixar a desejar para nenhum bom restaurante. Basta seguir alguns passos simples no preparo que o resultado final vai ser muito satisfatório.
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Dica de sexta - Cerveja Social Club - Cervejas de qualidade e preços honestos!
Como hoje é sexta-feira, acho que o tema "cerveja" combina muito com a ocasião. Sei que cerveja não é bem comida, mas se você pensar que é como se fosse um pão líquido e que pão é comida, está tudo certo! O fato é que, embora eu seja apenas uma cozinheira amadora e não uma grande conhecedora de cervejas, aprecio bastante a bebida e reconheço quando ela é boa! Então, o post de hoje é sobre um lugar muito legal no Rio, onde se pode apreciar diversas cervejas de qualidade.
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Picadinho turbinado
Se tem uma coisa que eu gosto é de comida simples, bem feita e repleta de sabor. Para mim, essas características se encaixam perfeitamente na idéia de bom picadinho. Este, certamente é o tipo de comida que conforta e nos remete à infância. O picadinho é um clássico da culinária brasileira e me arrisco a dizer que vários países devem ter um picadinho para chamar de seu. É um prato completo, nutritivo e economicamente viável, que combina a proteína da carne com vegetais frescos. É ideal para dias frios nos quais precisamos de mais calorias. Aqui, compartilho a minha idéia de picadinho. Espero que gostem!
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Risoto de cogumelos com gruyerè
Considero o risoto um prato fabuloso. Além de versátil, é completo e agrada a todos (ou pelo menos quase todos). Outra vantagem é que você pode deixar rolar a sua imaginação na associação dos ingredientes que irão compor o prato. Em outra postagem, falei do caldo de legumes. O caldo de legumes é um elemento essencial para um bom risoto, especialmente nos que possuem como ingredientes principais cogumelos, queijos e vegetais. Este risoto, em questão, combina o sabor suave de cogumelos frescos com o sabor marcante e adocicado do queijo gruyerè. Fica uma delícia e é super fácil de fazer. Confere só!
segunda-feira, 14 de julho de 2014
Bolo integral de cenoura e laranja, com um toque de gengibre
Eu não sou muito de fazer doces super elaborados e bonitos. Mas adoro um bolo saindo do forno para acompanhar um café ou um chá. E de preferência que seja fácil de fazer. Outro dia estava pensando em fazer um bolo e veio a dúvida se faria o clássico bolo de cenoura com cobertura de chocolate (que é uma delícia!) ou um bolo de laranja (que também adoro). Daí, pensando que sempre gostei de suco de laranja com cenoura, me ocorreu a idéia de juntar os dois sabores em um só, acrescentar um pouco de gengibre e o resultado foi muito satisfatório. Confere aí como é fácil!
Antepasto de berinjela
Vai receber os amigos? Que tal preparar um delicioso antepasto de berinjela?
Esse antepasto, além de muito saboroso, é super fácil de fazer. Pode ser servido antes de uma refeição principal, mas também como petisco para festinhas e reuniões. Os convidados costumam adorar!
sexta-feira, 11 de julho de 2014
Sopa de abóbora com alho poró
Eu adoro sopas, principalmente no inverno. Infelizmente, meu marido não compartilha dessa opinião, diz que gosta de mastigar a comida. Aiai... por isso, visando o equilíbrio, eu faço sopa apenas uma vez por semana, às vezes nem isso. Costumo fazer uma quantidade maior e congelar uma porção para horas de emergência. Imagina, às vezes depois de um dia corrido, vem aquela preguiça de fazer o jantar, daí você lembra que tem uma sopinha pronta e basta aquece-la. Tudo de bom né?!
quinta-feira, 10 de julho de 2014
Pão de batata doce da Catia
Que tal um pão quentinho saindo do forno?
Ideal para comer no lanche da tarde e acompanhar um café ou um chá, este pão de batata doce é de dar água na boca. Ou se você preferir pode começar bem o dia com um pãozinho destes no café-da-manhã! Tenho certeza que desse jeito o dia vai começar mais feliz! :)
Esta receita não é minha, é da minha irmã Catia, que faz um monte de comidinhas muito gostosas.
Caldo de legumes
Um dos meus pratos favoritos é o risoto. É um prato versátil, cai bem em qualquer ocasião, pode ser feito em grande quantidade e agrada a maioria das pessoas. Inclusive os amigos vegetarianos. Sim, queridos, eu penso em vocês! :)
Para se fazer um bom risoto, você deve preparar um bom caldo com ingredientes frescos. Eu, particularmente, acho que o caldo é a alma do risoto. Com um bom caldo, não tem como errar. O caldo de legumes é super leve e vai bem em risotos sem carne, com vegetais frescos, cogumelos e queijos.
Caldos industrializados são cheios de sódio e conservantes que não fazem nada bem. E além disso, não são gostosos! Eu sempre parto da premissa de que se é pra comer uma porcaria, que ao menos ela seja gostosa!
Nesta postagem vou falar do caldo de legumes,
mas prometo postar receitas e idéias de risotos maravilhosos em breve!
quarta-feira, 9 de julho de 2014
A ressaca da copa!
Bom, não há muito o que dizer, depois da derrota de ontem do Brasil para a Alemanha. Foi uma lavada, uma piaba feia. Só espero que nossa seleção se recupere logo para jogar no sábado e pensar no terceiro lugar. Tudo bem, perder faz parte. Eu acredito e quero sempre um "Vai Brasil" em todas as instâncias. Estou sempre na torcida pelo meu país e pelo meu povo, não só de quatro em quatro anos! É isso aí, na alegria e na tristeza!
terça-feira, 8 de julho de 2014
Feijoada simples da Cacá
Existem algumas possibilidades de se preparar uma feijoada, a começar pela escolha das carnes que irão compor o prato. Eu gosto de selecionar algumas carnes, chamadas nobres, alguns arriscam a chamar esse tipo de "feijoada ligth", mas garanto que de "ligth" ela não tem nada!
A feijoada é um prato bastante tradicional do brasileiro e uma ótima opção para reunir os amigos e a família para celebrar alguma dada ou simplesmente para comer feijão! Pra mim não precisar ser uma data especial para se estar com pessoas queridas e comer uma comida gostosa. Digamos que isso seja celebrar constantemente a vida. Afinal, comida tem tudo a ver com emocional, com demonstração de carinho pelas pessoas.
Para saber mais sobre a história desse prato, veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoada_(Brasil)
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Bacalhau à moda do Fábio (ou bacalhinho do Fafinho)
Eu adoro bacalhau de qualquer modo, mas à moda do Fafinho (Fábio, meu marido queridão e excelente cozinheiro) tem sido um dos meus preferidos atualmente! Eu carinhosamente apelidei essa receita com o nome dele, pois um dia desses a gente comprou um bacalhau que eu pretendia fazer um clássico Gomes de Sá, mas ele veio com uma idéia de se a gente fizesse assim, assado, na panela de barro, humm... e eis que surgiu essa receita simples e maravilhosa.
Bolinhos de arroz ricos e assados
Sou uma pessoa meio exagerada e muitas vezes faço mais comida do que o necessário. Como odeio desperdícios, ainda mais de comida, fico sempre pensando em alguma coisa para poder aproveitar ao máximo os alimentos.
O bolinho de arroz é um clássico e existem muitas receitas para fazer essa delícia. Sei que tem gente que acha que tudo frito é mais gostoso, mas garanto que estes bolinhos assados ficam muito, muito saborosos! São versáteis e podem servir como acompanhamento ou como petisco. Esses bolinhos são enriquecidos com legumes como cenoura e abobrinha, mas você pode usar sua criatividade e acrescentar outros ingredientes.
Massa de beterraba com lulas e brócolis
Fazer sua própria massa pode parecer complicado, mas é bastante simples e o resultado é muito animador! Essa massa, especialmente, é de comer e repetir, pois além de deliciosa, fica também super leve. Então: mãos na massa!
Assinar:
Postagens (Atom)