Considero o risoto um prato fabuloso. Além de versátil, é completo e agrada a todos (ou pelo menos quase todos). Outra vantagem é que você pode deixar rolar a sua imaginação na associação dos ingredientes que irão compor o prato. Em outra postagem, falei do caldo de legumes. O caldo de legumes é um elemento essencial para um bom risoto, especialmente nos que possuem como ingredientes principais cogumelos, queijos e vegetais. Este risoto, em questão, combina o sabor suave de cogumelos frescos com o sabor marcante e adocicado do queijo gruyerè. Fica uma delícia e é super fácil de fazer. Confere só!
Ingredientes (4 pessoas):
2 l de caldo de legumes - veja aqui: http://comidinhasqueeugosto.blogspot.com.br/2014/07/caldo-de-legumes.html
2 canecas de arroz arbóreo ou carnaroli (eu usei carnaroli)
1/2 cebola média picada
1 xícara de vinho branco seco de boa qualidade
2 dentes de alho picados
200g de shitake fresco
200g de cogumelos de Paris frescos
150-200g de queijo gruyerè ralado
sal e pimenta do reino a gosto
2 col. sopa de azeite
1 col. sopa de manteiga sem sal
1 punhado de cheiro verde picado
queijo parmesão ralado
Lave os cogumelos e corte-os ao longo do comprimento. Retire os talos fibrosos do shitake e os coloque junto ao caldo de legumes para dar mais sabor. Mantenha o caldo aquecido no fogão em fogo baixo.
Em uma frigideira, aqueça a manteiga e doure o alho picado. Acrescente os cogumelos, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e refogue por uns 5 minutos. Reserve.
Preparo da base do risoto:
Esse processo vale para qualquer risoto.
Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o arroz de sua preferência e refogue bem. Acrescente o vinho branco e deixe absorver. Daí aos poucos vai acrescentando o caldo. Espere que o caldo seja absorvido pelos grãos antes de acrescentar mais, sempre mexendo bem.
Quando estiver bem al dente, aproximadamente em 15 minutos de cozimento, acrescente os cogumelos refogados e mexa até o final do cozimento. Quando estiver cozido, acrescente o gruyerè ralado mexa bem, tampe a panela de deixe repousar por 2-3 minutos. Antes de servir, misture o cheiro verde.
Sobre o arroz para risotos:
O arroz carnaroli demora um pouco mais que o arbóreo para cozinhar, cerca de 18 minutos enquanto que o arbóreo cerca de 15 minutos. Além disso, ele confere mais cremosidade ao risoto, pois possui grande quantidade de amilose.
Saiba mais sobre variedades de arroz para risotos aqui:
http://sergionavegastronomia.wordpress.com/2012/03/25/risoto-qual-arroz-usar/
Dicas: se vc tiver apenas cogumelos secos, reserve a água que utilizar para desidrata-los e acrescente ao caldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário