quarta-feira, 30 de julho de 2014

Creme de cenoura e gengibre, com um toque de leite de coco



Gente, o inverno é uma delícia não é mesmo. Mas dá muita vontade de comer o tempo todo, pelo menos pra mim que sou uma comilona! Para não perder muito a linha durante a semana, resolvi fazer um creme bem leve para o jantar. Já tinha tomado creme de cenoura e gengibre, mas com a adição de leite de coco ficou muito bom. Confesso que me surpreendeu! Além de muito gostoso, é super fácil de fazer. Confere só.
Ingredientes (para 6 porções)
4 cenouras grandes
1 cebola média
3 dentes de alho
2 l de água ou caldo de legumes
1 folha de louro
2 pimentas de cheiro
2 col. sopa de gengibre bem picadinho ou ralado
1/2 xícara de leite de coco
2 col. sopa de óleo de girassol ou azeite
sal e pimenta do reino a gosto
um punhado de cheiro verde picado (salsa e cebolinha)



Modo de preparo:
Lave bem a corte as cenouras em rodelas grosseiramente. Eu faço com casca, mas você pode tirar se quiser. Corte a cebola, o alho e as pimentas de cheiro, também grosseiramente. Como a idéia é fazer um creme e bater tudo, não tem necessidade de fazer cortes finos e delicados.
Em uma panela, aqueça o óleo e doure o alho, a cebola e as pimentas. Acrescente nesse refogado o gengibre e as cenouras, misture bem. Cubra com água ou caldo de legumes. Acrescente uma folha de louro, sal e pimenta do reino, deixe ferver até que as cenouras estejam bem macias, cerca de 20-25 minutos. Prove o sal do caldo e acerte se for o caso.
Bata tudo no liquidificador ou use um mixer, até obter um creme homogênio. Antes, retire a folha de louro. Retorne o creme à panela e acrescente o leite de coco. Essa quantidade de leite de coco confere um sabor bem suave, caso queira mais forte, coloque mais um pouco. Mas prove antes para não exagerar.
A pimenta de cheiro não arde nada e dá um gostinho especial.

Ao servir, coloque um pouco de azeite e o cheiro verde picado.

Gente, ficou muito supimpa esse creme! Recomendo muito nesse friozinho! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário