Fazer sua própria massa pode parecer complicado, mas é bastante simples e o resultado é muito animador! Essa massa, especialmente, é de comer e repetir, pois além de deliciosa, fica também super leve. Então: mãos na massa!
Ingredientes:
Para a massa (para 4 pessoas, aproximadamente):
400g de farinha de trigo (aproximadamente 4 xícaras)
1 xícara de beterraba desidratada e triturada
5 ovos
Uma pitada de sal
Um fio de azeite
Para o molho:
1 kg de lulas cortadas em anéis
4 dentes de alho cortados em lâminas finas
1 brocoli grande
suco de meio limão
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
azeite
Modo de preparo da massa:
Misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa homogênea. Para esticar e cortar a massa, utilize uma máquina manual, dessas que a gente prende na bancada. Caso não tenha a máquina, é possível estica-la no rolo de madeira e cortar na faca (como minha avó fazia).
É muito importante que a massa fique lisa e sedosa. Polvilhe com farinha os dois lados das folhas para não grudar, antes de cortar.
Cozinhe a massa em água fervendo com sal e azeite a gosto por aproximadamente 3 minutos. Isso mesmo, 3 minutos basta para cozinhar a massa e deixa-la al dente.
Reserve uma xícara da água do cozimento da massa.
Reserve a massa e a regue com azeite para que não grude.
Preparando as lulas e o brócolis:
O ideal é que as lulas sejam frescas. Mas também dá pra fazer com aquelas congeladas, vendidas já limpas e cortadas em anéis nos mercados.
Tempere as lulas com sal, pimenta do reino, meia xícara de vinho branco seco e o suco de meio limão. Eu gosto do limão cravo que é mais suave, pode usar também limão siciliano que fica ótimo ou o que você tiver. Deixe as lulas marinando por 30 minutos.
Em uma frigideira grande aqueça um tanto de azeite, suficiente para refogar dois dentes de alho cortados em lâminas. Em seguida acrescente as lulas para refoga-las. Muita atenção com o tempo de cozimento das lulas. Elas ficam num ponto perfeito entre 5 e 7 minutos, se passar desse tempo, ficam borrachudas e só voltam a ficar macias novamente após 30 minutos de cozimento. Reserve as lulas.
Aqueça mais um tanto de azeite, frite o restante do alho e refogue o brócolis até que fiquem tenros, mas não murchos. Reserve.
Misture tudo na frigideira, as lulas, o brócolis e a água do cozimento, para que os sabores se misturem. Finalmente acrescente a massa e misture delicadamente.
Tá pronto, agora é só comer e repetir! :)
A beterraba desidratada você pode encontrar em alguns mercados e empórios, assim como espinafre, tomate, cenoura. Mas confesso que não foi tão fácil. Aqui em Brasília fui em vários lugares e não encontrei. Caso alguém saiba onde, por favor, me avisa? Em São Paulo, podem ser encontros fácil no Mercado Municipal, naquelas bancas centrais com um monte de temperos pendurados em saquinhos. E no Rio, creio que deva ter nas Casas Pedro, um empório tradicional da cidade. Eu nunca me arrisquei a desidratar, mas um dia chego lá!
Dica: Se não achar a beterraba desidratada, pode fazer com uma xícara de beterraba cozida e espremida. Neste caso, retire um ovo da receita. Talvez seja necessário acrescentar mais farinha.
Não gosta de beterraba? Fica um sabor bem suave (juro!), mas se não quiser arriscar, faça a massa comum, apenas com farinha e ovos. Para cada 100g de farinha, acrescente um ovo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário