segunda-feira, 7 de julho de 2014

Bacalhau à moda do Fábio (ou bacalhinho do Fafinho)



Eu adoro bacalhau de qualquer modo, mas à moda do Fafinho (Fábio, meu marido queridão e excelente cozinheiro) tem sido um dos meus preferidos atualmente! Eu carinhosamente apelidei essa receita com o nome dele, pois um dia desses a gente comprou um bacalhau que eu pretendia fazer um clássico Gomes de Sá, mas ele veio com uma idéia de se a gente fizesse assim, assado, na panela de barro, humm... e eis que surgiu essa receita simples e maravilhosa.



A escolha do bacalhau:
Prefira o bacalhau em filés grossos e inteiros, de preferência extra limpo.

Dessalgar o bacalhau:
Muita gente deixa o bacalhau de molho durante 12 horas, eu acho pouco e muitas vezes fica ainda muito salgado, por meu paladar. Eu prefiro deixar mais tempo, cerca de um dia e uma noite inteiros. Sempre trocando a água de 4 em 4 horas e mantendo refrigerado. Uma dica boa é experimentar um fiapo bem do meio do filé mais grosso e ver como está de sal. É melhor ter que corrigir o sal depois, do que ficar salgado, porque aí não tem como corrigir.
Após a última troca de água, mantenha o bacalhau em um recipiente e cubra-o com água quente, apenas para dar uma escaldada. Escorra e reserve

Ingredientes (para 4 pessoas):
1kg de bacalhau dessalgado e escaldado
3 batatas grandes
2 cebolas roxas médias
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
1 tomate
3 pimentas de cheiro
3 ovos cozidos
8 dentes de alho inteiros e com casca
1 folha de louro
um punhado de cheiro verde
um punhado de azeitonas pretas do tipo Azapa
sal, se precisar, a gosto
pimenta do reino, moída na hora, a gosto
azeite português extra-virgem (de preferência) de boa qualidade

Preparo:
Inicialmente, corte as batatas em rodelas grande e ponhas para cozinhar. Pode ser com casca e tudo mesmo. Cozinhe por cerca de 3 a 5 minutos, apenas para dar uma ligeira amolecida.
Pré-aqueça o forno e comece a montar o prato em camadas.
A montagem do prato é feita na panela de barro, mas se não tiver uma dessas em casa, pode fazer em um refratário (tipo pirex).
Primeiro regue com azeite o fundo da panela, disponha as batatas em todo o fundo da panela.
A seguir coloque os filés de bacalhau sobre a cama de batatas. Regue com azeite e coloque parte do cheiro verde.
Coloque os dentes de alhos inteiros e com casca entre as brechas, assim como a folha de louro.
Daí, coloque as cebolas, os pimentões e as pimentas de cheiro, todos cortados em rodelas.
Regue tudo com bastante azeite, cerca de 250ml ou meia garrafa.
Coloque a panela tampada no forno baixo por cerca de meia hora. Retire a tampa da panela, coloque os ovos cozidos e cortados em rodelas e deixe no forno baixo por mais 10 a 15 minutos. Quando estiver pronto, coloque o restante do cheiro verde por cima antes de servir.
Este prato é completo, mas pode ser servido com um arroz branco fresquinho. E se sobrar, prepare deliciosos bolinhos de arroz assados!







Nenhum comentário:

Postar um comentário