sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Burgão caseiro delícia



Eu adoro hambúrguer, mas nem me lembro mais quando foi o última vez que comi um na rua. Embora eu goste de algumas hamburguerias com receitas caseiras, em redes "fast food" eu não come há anos. O que mais faço é preparar hambúrgueres em casa, que além de mais saudáveis e gostosos, são práticos, econômicos, fáceis de fazer e ainda podem ser congelados.
Ingredientes (para 4 a 5 unidades):
500g de carne moída de sua preferência
1/2 cebola picadinha
1 ovo
1/2 xícara de aveia (pode usar farinha de rosca)
1/2 xícara de cheiro verde picado
1 col. chá de mostarda (de preferência forte)
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa tigela até obter uma massa homogênea. 
Modele os hambúrgueres de acordo com sua preferência. Eu gosto deles bem gordinhos!
Eu costumo dar uma leve refogada na cebola, antes de adicioná-la na massa. Assim o sabor fica mais suave. 
Caso queira congelar, polvilhe pedaços de papel manteiga com um pouco de farinha e separe os hambúrgueres com folhas intercaladas.


Para fritar, basta um pouco de azeite (ou outro óleo de sua preferência). Costumo usar uma frigideira anti-aderente, mas também pode ser feito na chapa ou grill.

O bom de fazer seu próprio hambúrguer, é que você pode escolher a carne que quiser: alcatra, maminha, picanha, patinho, fraldinha. Caso não tenha um moedor de carne em casa (o nosso quebrou!), você pode pedir para moer no açougue ou em mercados.

Você pode comer apenas acompanhado de uma salada, se não quiser comer pão. Na verdade, aqui em casa a gente costuma comer com saladas, batata ou batata doce assada. Assim, nem dá peso na consciência!




Dourado por fora, suculento por dentro! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário