quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Falta de tempo não é desculpa para comer mal!




Este post não é para falar de dieta ou falar mal de pizzas, doces, salgadinhos e outras gordices, entendo que essas coisas são gostosas, mas devemos ser parcimoniosos e não fazer com que o consumo de determinados alimentos seja um hábito e não uma exceção. Comer bem faz bem pro corpo e pra alma, e acredito que se a gente se programar, dá para fazer refeições gostosas e mais saudáveis, todos os dias. Basta comer comida de verdade e passar longe de produtos congelados e industrializados. Essas "facilidades", além de conterem grande quantidade de sódio, na minha opinião, nem gostosas são! Então, defendo a idéia de que se é pra comer uma gordice, que ao menos esta seja gostosa! A idéia aqui é sugerir algumas comidinhas práticas e rápidas de preparar quando a gente chega em casa sem muita animação para cozinhar.


Quem me conhece sabe que adoro comida, adoro comer, como de tudo mesmo e é bem difícil eu não gostar de alguma coisa. Por isso pra mim, fazer dietas é tão difícil! Portanto, não me leve a mal, não sou nenhuma paladina da saúde ou da magreza (bem longe disso!), mas vejo constantemente o quanto as pessoas e principalmente, as crianças estão se alimentando mal, em redes "fast food", com congelados, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, salgadinhos, refrigerantes... Acho lamentável comer mal desse jeito e acredito que isso traga malefícios à saúde das pessoas.

A minha proposta aqui é apresentar algumas alternativas para refeições rápidas, baseadas em comida de verdade! A minha idéia de comida de verdade é aquela que você vê tudo que tem nela, que a cada mordida você reconheça os sabores que está degustando. Por exemplo, uma lasanha congelada industrializada, uma sopa de envelope, um macarrão instantâneo, salgadinhos amarelos radioativos, possuem tantos compostos bizarros na composição, que não podem ser considerados comida de verdade!

Exemplos de comida de verdade e algumas dicas:

1. Carnes - Compre as carnes em peças (frango, peixe, boi, porco) e as separe em saquinhos e congele. Se você não quiser ter esse trabalho, alguns mercados fazem isso no açougue ou peixaria. Sai muito mais em conta comprar uma peça de filé do que ele cortados em bifes, por exemplo. Daí, quando sair de casa, deixe um desses saquinhos descongelando na geladeira. Você pode dividir em porções individuais (se vc mora só) ou com a quantidade ideal para o número de pessoas em casa. Quando chegar é só grelhar ou assar. Sal e pimenta vai bem como tempero pra qualquer carne. Você pode comer uma carne com salada, legumes refogados.

Roast beef de maminha com salada e abóbora assada. Supimpa! 

2. Arroz e feijão (lentilhas, ervilhas) - Eu não costumo comer arroz e feijão todo dia. Mas pra quem tem o hábito ou tem criança em casa, uma opção também é sempre ter porções congeladas. Quando faço arroz, por exemplo, faço uma quantidade que dure umas três refeições. O feijão congelado fica super bom, basta fazer um refogado de alho e cebola na hora de comer.

Salada com ovos, arroz integral, feijão preto. Simples, bonito, nutritivo e super brasileiro!

3. Folhas para saladas - Se organize no fim de semana para lavar folhas e as deixe em saquinhos já prontas para consumo na geladeira. Daí, na hora você corta um tomate, rala uma cenoura, acrescenta palmito, queijo, passas, ovos cozidos e o que mais você quiser.

Salada simples, porém saborosa.

4. Ovos - Sempre uma excelente opção. São nutritivos e saborosos. Tenha sempre ovos em casa, de preferência daqueles caipiras grandes. Além de serem usados nas saladas, dá pra fazer omeletes, ovos mexidos, suflês, entre outras delícias.

Omelete de abobrinha com queijo minas. Refeição completa em menos de 10 minutos!

5. Vegetais - Ótimas opções são: abobrinha, berinjela, abóbora, cenoura, tomate, batata doce, batata, mandioquinha, cebolas, pimentões, brocolis e etc. São maravilhosos para serem refogados, grelhados, gratinados, usados em sopas e cremes. Uma ótima opção, se você não gosta muito de salada ou em dias frios fica com vontade de uma comida quente, é fazer uma sopa de legumes com ou sem carne. Faça uma quantidade generosa e congele algumas porções. Num dia frio, chegar em casa desanimada(o), lembrar que tem uma sopa prontinha e basta aquece-la, pode ser uma surpresa muito agradável.

Abobrinha e pimentão na chapa. Um ótimo acompanhamento para carnes!


6. Ricota - É um ótimo elemento para compor sanduíches, saladas, massas, recheios. Muito versátil e super leve!

Abobrinha assada recheada com ricota temperada e coberta com molho sugo. Ao lado, mais uma vez uma omelete, por aqui comemos uma vez por semana.

7. Atum em lata - Não é o mais saudável dos alimentos, nem acho que deva ser consumido diariamente, mas quebra um galho. Pode ser usado num sanduíche, em saladas ou massas. Recomendo o atum enlatado em água (ao natural) porque é mais leve. Quando for fazer uma pasta para sanduíches, prefira usar iogurte natural ao invés de maionese.

Sanduíche de atum com iogurte natural, cenoura, passas e rúcula, no pão integral de cenoura. Ótima opção para dias de preguiça na cozinha.

8. Frutas - São ótimas como lanches e sobremesas. Algumas ficam muito boas também em saladas, como manga, morango, maçã, laranja e tangerina. Podem ser levadas de lanche pro trabalho ou para escola, acompanhadas de iogurte e granola. Frutas secas ou desidratadas também são uma ótima pedida, práticas e duráveis. Gosto muito de damasco, figo e uva passas; você pode fazer um mix de frutas secas, castanhas, nozes, macadâmia, amêndoas, entre outras - fica uma delícia!

Tá vendo só, se se programar dá pra comer bem todos os dias. Você pode ir alternando, um dia come um omelete, outro uma salada turbinada com ovos e queijo, sopas, sanduíches leves, carnes grelhadas e etc. E aí no fim de semana com mais tempo, dá pra fazer pratos mais elaborados e demorados, pedir ou fazer aquela pizza gostosa!







Nenhum comentário:

Postar um comentário