Meus bisavós paternos eram libaneses. Sendo assim, sou meia libanesa de quarta geração, pois é, meio longe né?! Mas minha avô, minhas tias e meu pai mantiveram a tradição de fazer alguns pratos da culinária libanesa. O quibe é uma dessas delícias que aprendi a comer de todo jeito em casa: assado, frito ou mesmo cru, com bastante azeite. Atualmente, o jeito que mais prefiro comer é assado e com a adição de castanhas de caju. Fica leve, além de ser um prato nutritivo e completo. A receita é muito simples de fazer e pode ser servido apenas com uma salada para acompanhar.
500g de carne moída (patinho ou outra de sua preferência)
1 e 1/2 xícara de trigo para quibe
200g de castanha de caju em pedaços
1/2 cebola bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
1 xícara de hortelã picado
1/2 xícara de cebolinha picada
suco de 1/2 limão
1 pitada de cominho
sal e pimenta do reino a gosto
azeite
Modo de preparo:
Coloque o trigo de molho em água por cerca de duas horas. Escorra bem até que toda a água seja eliminada. Triture as castanhas com o auxílio de um almofariz ou pilão em pedaços pequenos.
Adicione o trigo escorrido em uma tigela grande e misture com a carne e os outros ingrediente até formar uma massa homogênea
Pré-aqueça o forno. Unte com azeite um refratário ou tabuleiro.
Coloque toda a massa no refratário e molde para que fique uniformemente distribuída. Depois, faça sulcos com uma faca no sentido diagonal de um lado de de outro, regue mais azeite por cima e leve ao forno baixo por cerca de 30-40 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário