terça-feira, 8 de julho de 2014

Feijoada simples da Cacá



Existem algumas possibilidades de se preparar uma feijoada, a começar pela escolha das carnes que irão compor o prato. Eu gosto de selecionar algumas carnes, chamadas nobres, alguns arriscam a chamar esse tipo de "feijoada ligth", mas garanto que de "ligth" ela não tem nada!

A feijoada é um prato bastante tradicional do brasileiro e uma ótima opção para reunir os amigos e a família para celebrar alguma dada ou simplesmente para comer feijão! Pra mim não precisar ser uma data especial para se estar com pessoas queridas e comer uma comida gostosa. Digamos que isso seja celebrar constantemente a vida. Afinal, comida tem tudo a ver com emocional, com demonstração de carinho pelas pessoas.

Para saber mais sobre a história desse prato, veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoada_(Brasil)


Bom, agora vamos a receita!

Ingredientes (para 6 pessoas)

Para o feijão:
1/2 kg de feijão preto de boa qualidade
300g de carne seca (traseiro tem menos gordura)
300g de lombo de porco salgado
200g de costelinha de porco defumada
200g de linguiça calabresa
200g de paio
200g de linguiça portuguesa
100g de bacon
1 cabeça de alho, aproximadamente 8 dentes
1 cebola grande
2 folhas de louro
1 punhado de cheiro verde
1 cálice de cachaça
sal e pimenta do reino a gosto

Arroz:
2 xícaras de arroz branco
2 dentes de alho
1/2 cebola pequena

Farofa:
1 colher cheia de manteiga
1 cebola pequena
300g de farinha de mandioca
sal e pimenta a gosto

Molhinho:
3 pimentas dedo de moça
1 punhado de cheiro verde
azeite
caldo de feijão

Couve:
1 maço de couve cortada fina
6 dentes de alho
azeite
sal e pimenta a gosto


Modo de preparo:

Deixe o feijão de molho de um dia para o outro.
Deixe também de molho, de um dia para o outro, a carne seca e o lombo.
Coloque o feijão para cozinhar em uma panela grande com bastante água e as folhas de louro.
Troque a água da carne seca e do lombo e coloque-os numa panela com água para dar uma leve fervida. Prove os pedaços das carnes para conferir o sal. Corte as carnes em pedaços grandes e reserve.
Corte a cebola bem picadinha e os alhos em lâminas, picadinhos ou amassados.
Corte as linguiças em rodelas e o bacon em pequenos quadrados.
Em uma panela grande, aqueça um pouco de azeite e coloque o bacon para dourar, em seguida, acrescente o alho e a cebola. Misture bem e deixe fritar por cerca de 3 minutos. Acresceste a esta mistura a carne seca, o lombo, a costelinha e as linguiças. Misture bem e deixe fritar por uns 5 minutos, sempre misturando as carnes. Em seguida, despeje a cachaça sobre as carnes, misture bem e deixe evaporar. Acrescente essa mistura de carnes ao feijão e deixe cozinhar lentamente.
O tempo de cozimento varia, mas leva ao menos uma hora para que todos os ingredientes estejam no ponto. Neste momento, você pode retirar algumas carnes, como o lombo, a carne seca e a costelinha e reservar para que elas não desmanchem. Quem gosta de servir todas as carnes separadas também pode retirar as linguiças e reservar as carnes em travessas, que possam ser aquecidas depois. Eu prefiro deixar tudo misturado ao caldo em uma só panela. Cozinhe o feijão até engrossar o caldo, isso pode levar mais duas horas. Caso prefira então, acrescente novamente as carnes ao caldo.

Dicas: se você quiser acelerar o processo, pode cozinhar o feijão em panela de pressão. Mas cuidado, pois essa quantidade de feijão não cabe em uma panela de 4,5l (a que em geral temos em casa). Mas você pode dividir em duas ou três etapas e cozinhar por 30 minutos na pressão cada leva.
Prove sempre o caldo para ver se precisa acertar o sal! Isso vale pra qualquer comida!





Enquanto a feijoada fica em fogo baixo apuando lentamente, vamos preparar os acompanhamentos.

Para o molhinho, corte as pimentas dedo de moça picadinhas, pode usar malagueta ou misturar as duas. Eu prefiro a dedo de moça, pois é mais suave. Misture em um recipiente a pimenta, o caldo da feijoada e salpique um punhado de cheiro verde, regue tudo com azeite e misture bem. Tá pronto!

Reserve o outro punhado de cheiro verde para colocar por cima do prato.

Descasque as laranjas e corte-as em rodelas, meia-luas, em quadrados, enfim, do jeito que preferir.

Para o arroz, refogue o azeite com o alho e a cebola, por cerca de 3 minutos, ou até a cebola ficar translúcida. Acrescente o arroz e frite nesse refogado, misturando bem. Acrescente o sal. Cubra com água (o dobro da medida de arroz, neste caso 4 xícaras de água para 2 de arroz) e deixe em fogo alto com a panela destampada. Há quem prefira, após a fervura, diminuir o fogo e tampar a panela. Eu gosto de fazer o arroz com a panela destampada e no fogo alto ou médio. Sempre deu certo, mas tem que ficar de olho! Demora cerca de 20 minutos para cozinhar.

Fique de olho no arroz e faça a farofa.
Coloque a manteiga e o bacon para fritar em uma frigideira até que o bacon esteja bem douradinho. Neste ponto, acrescente a cebola e frite por mais uns 3 minutos. Coloque a farinha e misture bem para aproveitar toda o gordura da frigideira. Salgue a gosto, mas cuidado pois o bacon já é bem salgado!
Eu sei, eu sei, toda hora falo pra tomar cuidado com o sal. Meu marido me chama de "a tímida do sal", mas antes uma comida com pouco sal que possa ser corrigida depois do que uma salgada e intragável. Obviamente, isso depende do gosto de cada um. Então, prove sempre e veja se está a seu gosto!

A couve deve ser preparada quase na hora de servir para que conserve sua cor verde tão bonita.
Em uma frigideira grande aqueça bastante azeite para fritar o alho bem picadinho. Quando o alho estiver dourado, retire pouco mais da metade com uma escumadeira e reserve. Coloque a couve para refogar até que murche um pouco e não muito. Ponha sal a gosto e o restante do alho crocante por cima. De modo geral, as pessoas costumam fazer a couve com bacon refogado, fica muito bom também. Mas prefiro só com alho frito crocante.

Tudo pronto, agora é hora de montar o prato. Hummm, deu até vontade, ainda mais nesse friozinho que está hoje. Bom feijão pra todos!










Nenhum comentário:

Postar um comentário