segunda-feira, 21 de julho de 2014

Picadinho turbinado




Se tem uma coisa que eu gosto é de comida simples, bem feita e repleta de sabor. Para mim, essas características se encaixam perfeitamente na idéia de bom picadinho.  Este, certamente é o tipo de comida que conforta e nos remete à infância. O picadinho é um clássico da culinária brasileira e me arrisco a dizer que vários países devem ter um picadinho para chamar de seu. É um prato completo, nutritivo e economicamente viável, que combina a proteína da carne com vegetais frescos. É ideal para dias frios nos quais precisamos de mais calorias. Aqui, compartilho a minha idéia de picadinho. Espero que gostem!

Ingredientes (para 4 pessoas):

600g de carne (coxão mole, alcatra, filé)
1/2 cebola média
2 dentes de alho
2 batatas grandes picadas
2 cenouras médias picadas
200g de vagens picadas
200g de cogumelos de Paris frescos fatiados
3/4 de xícara de vinho tinto seco
1/2 xícara de passata de tomate
1 xícara de água
1 col. chá de curry (opcional)
1 col. de sopa de amido de milho
3 col. sopa de azeite
sal e pimenta do reino a gosto
cheiro verde picado (opcional)

Modo de preparo:
Em uma panela aqueça o azeite e doure o alho e a cebola.
Tempere a carne com sal, pimenta e o curry. Misture a carne ao refogado e frite bem. Acrescente o vinho, a passata de tomate e a água.
Caso você decida fazer o picadinho com coxão mole, coloque para cozinhar na pressão por 20 minutos. A carne ficará bem macia. Para alcatra e filé, esse procedimento é absolutamente dispensável, basta apenas cozinhar por alguns minutos (7-10) para que os sabores se incorporem.
Retire um pouco do caldo do cozimento e coloque em um recipiente (um vasilhame, uma xícara) para misturar o amido de milho. Misture bem para que não fique empelotado e acrescente essa mistura de volta ao caldo. O amido irá conferir cremosidade ao caldo e quando usado na medida certa, não altera o sabor.
A partir desse ponto, adicione os legumes aos pouco. Primeiro a cenoura, depois a batata, a vagem e por último os cogumelos. Deixe cozinhar até que tudo esteja macio.
Se quiser, adicione um punhado de cheiro verde antes de servir.
Arroz branco ou integral, com uma salada são os acompanhamentos ideais.
Pronto, agora você tem um prato suculento, completo e cheio de sabor!

Dica: para deixar seu picadinho ainda mais nutritivo, adicione ovos cozidos.

Sobre as carnes:
O coxão mole é uma excelente carne para sopas e ensopados. Possui pouca gordura e apresenta fibras longas, quando cozido apropriadamente, fica muito macio e saboroso.
A alcatra é uma carne bem versátil. Além de ser excelente para se fazer assados, fica ótima também em ensopados e cozidos. É uma carne com um pouco mais de gordura, mas estas podem ser aparadas antes do cozimento. Muito saborosa e macia.
O filé mignon é uma carne com sabor menos marcante, mas muito macia. Excelente para preparar bifes e medalhões, mas que fica muito bom também em ensopados bem temperados.


2 comentários: