quinta-feira, 10 de julho de 2014

Caldo de legumes



Um dos meus pratos favoritos é o risoto. É um prato versátil, cai bem em qualquer ocasião, pode ser feito em grande quantidade e agrada a maioria das pessoas. Inclusive os amigos vegetarianos. Sim, queridos, eu penso em vocês! :)

Para se fazer um bom risoto, você deve preparar um bom caldo com ingredientes frescos. Eu, particularmente, acho que o caldo é a alma do risoto. Com um bom caldo, não tem como errar. O caldo de legumes é super leve e vai bem em risotos sem carne, com vegetais frescos, cogumelos e queijos.
Caldos industrializados são cheios de sódio e conservantes que não fazem nada bem. E além disso, não são gostosos! Eu sempre parto da premissa de que se é pra comer uma porcaria, que ao menos ela seja gostosa!

Nesta postagem vou falar do caldo de legumes,
mas prometo postar receitas e idéias de risotos maravilhosos em breve!





Ingredientes para o caldo:
2,5 - 3 l de água
1 cebola média
2 dentes de alho
1 cenoura média
folhas de alho poró
alguns talos de salsão (aipo)
pimenta do reino ou branca, não moída
1 macinho de ervas (salsa, cebolinha, louro, tomilho, sálvia, alecrim)
Sal a gosto

Como fazer:
Os vegetais podem ser cortados grossamente, não precisa ser nada picadinho.
O macinho de ervas, nada mais é do que as ervas amarradas; também conhecido como bouquet garni. Você pode deixar as ervas soltas também na panela ou coloca-las num filtro de papel, mas para o caldo não faz diferença. Costumo usar o filtro de papel em molhos de tomate e ensopados.
Coloque todos estes ingredientes já lavados em uma panela alta e cubra com água. Deixe em fogo baixo até levantar fervura e depois deixe cozinhar por 30 a 40 minutos até que os sabores.
Coe o caldo com uma peneira. Se você não for usar na mesma hora, pode manter em refrigeração ou congelar. Quando eu faço, costumo fazer bastante e sempre congelo uma parte. Assim, tenho sempre a disposição um caldo gostoso e saudável, incomparavelmente melhor do que aqueles industrializados (qualquer um deles).
O caldo também pode ser utilizado para o preparo de sopas e ensopados diversos.
Caso você não disponha de todos os ingredientes, pode fazer faltando um ou outro, não tem problema. O importante é ter um caldo natural e fresco.




Neste caso (da foto), não fiz o macinho de ervas, deixei as ervas soltas e aproveitei a água do cozimento de uma abóbora japonesa. Você pode fazer o mesmo, aproveitar as águas de cozimentos de vegetais como brócolis, cenoura, entre outros.




2 comentários: