sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sopa de abóbora com alho poró



Eu adoro sopas, principalmente no inverno. Infelizmente, meu marido não compartilha dessa opinião, diz que gosta de mastigar a comida. Aiai... por isso, visando o equilíbrio, eu faço sopa apenas uma vez por semana, às vezes nem isso. Costumo fazer uma quantidade maior e congelar uma porção para horas de emergência. Imagina, às vezes depois de um dia corrido, vem aquela preguiça de fazer o jantar, daí você lembra que tem uma sopinha pronta e basta aquece-la. Tudo de bom né?!




A sopa de abóbora é uma das que eu mais costumo fazer e acho que combinada com o sabor suave do alho poró. Constitui uma refeição leve, nutritiva e muito gostosa. Em geral costumo usar a abóbora japonesa, pois acho mais saborosa, mas pode ser feita com qualquer abóbora. Também gosto de dar um toque de queijo, nesta versão usei o gorgonzola, mas também fica muito boa com parmesão.

Ingredientes:
2 l de água ou caldo de legumes
1/2 abóbora japonesa grande
1 alho poró grande
1/2 cebola picadinha
2 dentes de alho
100g de queijo gorgonzola (opcional)
2 col. sopa de azeite
Sal e pimenta do reino  e cheiro verde a gosto

Modo de preparo:
Corte a abóbora em pedaços grandes e coloque-as para cozinhar na água ou no caldo de legumes. Eu costumo cozinhar com a casca e depois retira-la, pois fica bem mais fácil do que descascar a abóbora crua. Deixe cozinhar até que fique bem molinha, isso deve ocorrer em aproximadamente em 20 minutos.
Enquanto a abóbora cozinha, corte o alho poró em rodelas finas e lave-as bem para retirar alguns grãos de terra que ficam entre as camadas.
Corte a cebola e o alho bem picadinhos.
Quando a abóbora estiver cozida, retire-as da água e remova a polpa com a auxílio de uma colher. Reserve a água. Esprema a abóbora com um garfo ou utilize um mixer.
Em uma panela aqueça o azeite e doure o alho, a cebola e o alho poró por 5 minutos. Coloque a abóbora espremida e complete com a água de cozimento, aos poucos para não ficar muito aguado. Acrescente sal e pimenta a gosto. Cozinhe por uns 10 minutos e está pronto.




Sugestão: sirva com pedaços pequenos de queijo gorgonzola e cheiro verde por cima. Enquanto a sopa apura, prepare umas torradinhas para acompanhar. Fica uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário