quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Lasanha com massa de espinafre e molho bolonhesa



Eu adoro lasanha! Acho um prato simples, saboroso e traz idéia de comida caseira e conforto. Para um domingo frio, uma ótima idéia foi esta lasanha com molho bolonhesa e massa de espinafre. Para mim esta combinação de molho de tomate, carne, muçarela e massa de espinafre ficou perfeita. Além disso, a lasanha feita com a massa caseira realmente fica muito mais leve. O único problema: é impossível não repetir! Mas no fim de semana, a gordice está liberada! Confere aí!

Ingredientes (10 porções)

Massa:
4 ovos
3 1/2 xícaras de farinha
1/2 xícara de espinafre desidratado e moído
1 col. chá de azeite
1 col. chá de sal

Molho:
600g de carne moída
2 linguiças toscanas
500g de passata de tomate ou tomates pelados
3 dentes de alho picados
1 cebola pequena picada
1/2 cenoura picada
1 talo de aipo bem picado
1/2 xícara de vinho tinto
1 col chá de açúcar
1 macinho de ervas (bouquet garni)
1/2 xícara de leite
sal, pimenta calabresa ou dedo de moça a gosto

Para montar a lasanha:
Massa
Molho
500g de muçarela ralada


Modo de preparo:

1. O macinho de ervas - misture algumas ervas de sua preferência e as coloque num filtro de café, ou apenas as amarre com barbante. Eu gosto de colocar no filtro para não ficar nenhum galhinho no meio do molho. Em geral eu costumo usar manjericão, salsa, cebolinha, tomilho e uma folha de louro. Pode acrescentar orégano fresco e alecrim se tiver em casa. Não costumo usar alecrim nas minhas receitas porque não gosto muito, acho que fica um gosto forte. Mas isso é meu gosto, se você gosta de alecrim, vai nessa!





2. Tomates pelados ou passata - não utilizo molho pronto industrializado. Acho muito ácido, alguns muito doces, enfim, não gosto e acho que fazer seu próprio molho é muito mais interessante. Uma solução prática e gostosa é a passata de tomate que vende em vidros compridos nos mercados. Tem diversas marcas boas. A passata é apenas a polpa do tomate. Outra solução é comapar tomates pelados em lata. Mas se você não achar nenhum dos dois e quiser fazer um molho super bom, basta usar tomates sem pele picados. Para retirar a pele dos tomates, basta espeta-los num garfo e deixar queimar na boca do fogão até a pele ir soltando.




3. O molho bolonhesa - eu prefiro preparar o molho antes para que fique apurando. Misture a carne moída com o recheio de duas linguiças, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Refogue o alho, a cebola e acrescente a carne. Deixe a carne fritar, acrescente a cenoura, o vinho, a passata e o macinho de ervas. Deixe ferver, prove e coloque o sal, o açúcar e a pimenta calabresa. Deixe cozinhar em fogo baixo por umas 2 horas, sempre mexendo de vez em quando. Enquanto isso prepare a massa.



Preparo da massa:

1. Em uma tigela grande, misture a farinha com o espinafre desidratado, faça um buraco no meio (como um vulcão) e coloque os ovos. misture bem até que a massa fique lisa e sedosa.



2. Abra a massa com o auxílio de um rolo e depois passe na máquina para esticar. Eu gosto de esticar até a penúltima regulagem para a massa não ficar muito fina.




3. Para cozinhar, uma idéia interessante é colocar a massa em um tabuleiro grande direto no fogo, assim fica mais fácil de retirar sem que a massa quebre. Deixe cozinhar por 3 minutos, no máximo.



4. Para montar a lasanha, comece com um pouco de molho no fundo do refratário, seguido por massa, molho, queijo, massa, molho, queijo e assim por diante. Termine com molho e queijo parmesão para gratinar. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos. Coloque umas folhinhas de manjericão antes e depois de assar.



Agora é só servir 

Essa quantidade de massa ainda deu para mais um refratário pequeno que congelei para outro dia.


Dica: caso não encontre o espinafre desidratado e moído, acrescente o espinafre cozido e bem espremido na receita. Para cada xícara, retire um ovo. Talvez você precise de mais farinha para obter a textura ideal.




2 comentários:

  1. Kaka, adorei a receita, mas como é esse espinafre desidratado? Já compra assim? desculpe minha ignorância....

    ResponderExcluir
  2. Oi Má. Então, vc pode comprar o espinafre já desidratado e moído. Na receita da massa de beterraba com lá e brócolis tem a foto dos saquinhos. Mas em bsb eu não achei. Esses o Fábio comprou no mercado municipal de São Paulo. Mas como falei, da pra substituir pelo espinafre cozido e triturado. Dai, o ideal é secar bem. Espremer com um pano e retirar um ovo da receita. Ele não fica assim tão verde, mas fica delicioso também. Siso usei em pó pois facilita e tinha casa. Beijo 😊

    ResponderExcluir