Essa salada é muito simples, mas a combinação de sabores é sensacional! Leve e refrescante, é ideal para acompanhar carnes, quebab, quibe de forno, outras saladas e o que mais você quiser!
Essa é a minha versão do cacik, que é uma salada a base de pepino, iogurte e hortelã, típica do Oriente Próximo. Mas no cacik, que conheço, vai alho picadinho, cominho e coentro em pó.
Essa versão é um pouco diferente, mas tirei a idéia de um livro de receitas de saladas que temos aqui em casa. Esse livro faz parte da enciclopédia "Culinária ilustrada passo a passo", da PubliFolha de 1999, que é uma tradução do original "Anne Willan's Looks & Cook: Superb Salads".
Pois é minha gente, mesmo na era totalmente digital, ainda recorro muito à livros de receitas e essa coleção é muito bacana.
Bom, vamos a receita!
Ingredientes:
1 pepino grande
1 xícara de iogurte natural ou coalhada (eu usei uma coalhada versão "ligth")
1 punhado de hortelã fresco
1 punhado de cebolinha fresca
suco de 1/2 limão
azeite
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Diferentemente do cacik, onde o pepino é em cubos, eu cortei o pepino em fatias finas. Antes de cortar eu fiz umas ranhuras com um garfo na casca ao longo do comprimento. Vi essa técnica num dos programas do Jamie Oliver e achei interessante. Além de bonitinho, facilita a impregnação dos sabores.
Bom, daí é só misturar bem o pepino cortado com os demais ingredientes. Mantenha na geladeira por uns 30 minutos para que os sabores se mesclem.
Um exemplo de combinação de saladas. Salada simples de folhas e tomate com o cacik por cima. Fica ótima!
E este é o livro que citei, com a receita original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário