quarta-feira, 30 de julho de 2014

Creme de cenoura e gengibre, com um toque de leite de coco



Gente, o inverno é uma delícia não é mesmo. Mas dá muita vontade de comer o tempo todo, pelo menos pra mim que sou uma comilona! Para não perder muito a linha durante a semana, resolvi fazer um creme bem leve para o jantar. Já tinha tomado creme de cenoura e gengibre, mas com a adição de leite de coco ficou muito bom. Confesso que me surpreendeu! Além de muito gostoso, é super fácil de fazer. Confere só.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Salada de frango e grão de bico



Esta salada foi criada a partir de uma idéia de re-aproveitamento de alimentos. Num domingão preguiçoso, compramos um frango assado, desses de padaria. Comemos felizes com farofa, mas obviamente, sobrou um monte. Daí, na segunda resolvi aproveitar o frango, junto com o grão de bico que já tinha cozido, em uma refeição completa, nutritiva e claro, simples de fazer em um dia corrido.

Tabule


Tabule é uma salada tipicamente libanesa que além de saborosa é bastante refrescante. Eu como tabule desde que me entendo por gente, pois constantemente era feito em casa. Uma salada simples, com poucos elementos, mas de sabor marcante. O tabule é muito fácil de preparar e ideal como acompanhamento de carnes ou mesmo sozinho.

sábado, 26 de julho de 2014

Bobó de camarão



Se tem uma comida que eu gosto é bobó de camarão. A combinação da mandioca com camarão, dendê e leite de coco é simplesmente incrível e singular! Existem diversos restaurantes que servem excelentes bobós. Mas você também pode preparar esta delícia e não deixar a desejar para nenhum bom restaurante. Basta seguir alguns passos simples no preparo que o resultado final vai ser muito satisfatório. 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dica de sexta - Cerveja Social Club - Cervejas de qualidade e preços honestos!



Como hoje é sexta-feira, acho que o tema "cerveja" combina muito com a ocasião. Sei que cerveja não é bem comida, mas se você pensar que é como se fosse um pão líquido e que pão é comida, está tudo certo! O fato é que, embora eu seja apenas uma cozinheira amadora e não uma grande conhecedora de cervejas, aprecio bastante a bebida e reconheço quando ela é boa! Então, o post de hoje é sobre um lugar muito legal no Rio, onde se pode apreciar diversas cervejas de qualidade.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Picadinho turbinado




Se tem uma coisa que eu gosto é de comida simples, bem feita e repleta de sabor. Para mim, essas características se encaixam perfeitamente na idéia de bom picadinho.  Este, certamente é o tipo de comida que conforta e nos remete à infância. O picadinho é um clássico da culinária brasileira e me arrisco a dizer que vários países devem ter um picadinho para chamar de seu. É um prato completo, nutritivo e economicamente viável, que combina a proteína da carne com vegetais frescos. É ideal para dias frios nos quais precisamos de mais calorias. Aqui, compartilho a minha idéia de picadinho. Espero que gostem!

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Risoto de cogumelos com gruyerè



Considero o risoto um prato fabuloso. Além de versátil, é completo e agrada a todos (ou pelo menos quase todos). Outra vantagem é que você pode deixar rolar a sua imaginação na associação dos ingredientes que irão compor o prato. Em outra postagem, falei do caldo de legumes. O caldo de legumes é um elemento essencial para um bom risoto, especialmente nos que possuem como ingredientes principais cogumelos, queijos e vegetais. Este risoto, em questão, combina o sabor suave de cogumelos frescos com o sabor marcante e adocicado do queijo gruyerè. Fica uma delícia e é super fácil de fazer. Confere só!

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Bolo integral de cenoura e laranja, com um toque de gengibre



Eu não sou muito de fazer doces super elaborados e bonitos. Mas adoro um bolo saindo do forno para acompanhar um café ou um chá. E de preferência que seja fácil de fazer. Outro dia estava pensando em fazer um bolo e veio a dúvida se faria o clássico bolo de cenoura com cobertura de chocolate (que é uma delícia!) ou um bolo de laranja (que também adoro). Daí, pensando que sempre gostei de suco de laranja com cenoura, me ocorreu a idéia de juntar os dois sabores em um só, acrescentar um pouco de gengibre e o resultado foi muito satisfatório. Confere aí como é fácil!

Antepasto de berinjela




Vai receber os amigos? Que tal preparar um delicioso antepasto de berinjela?
Esse antepasto, além de muito saboroso, é super fácil de fazer. Pode ser servido antes de uma refeição principal, mas também como petisco para festinhas e reuniões. Os convidados costumam adorar! 

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Sopa de abóbora com alho poró



Eu adoro sopas, principalmente no inverno. Infelizmente, meu marido não compartilha dessa opinião, diz que gosta de mastigar a comida. Aiai... por isso, visando o equilíbrio, eu faço sopa apenas uma vez por semana, às vezes nem isso. Costumo fazer uma quantidade maior e congelar uma porção para horas de emergência. Imagina, às vezes depois de um dia corrido, vem aquela preguiça de fazer o jantar, daí você lembra que tem uma sopinha pronta e basta aquece-la. Tudo de bom né?!


quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pão de batata doce da Catia



Que tal um pão quentinho saindo do forno?
Ideal para comer no lanche da tarde e acompanhar um café ou um chá, este pão de batata doce é de dar água na boca. Ou se você preferir pode começar bem o dia com um pãozinho destes no café-da-manhã! Tenho certeza que desse jeito o dia vai começar mais feliz! :)
Esta receita não é minha, é da minha irmã Catia, que faz um monte de comidinhas muito gostosas.

Caldo de legumes



Um dos meus pratos favoritos é o risoto. É um prato versátil, cai bem em qualquer ocasião, pode ser feito em grande quantidade e agrada a maioria das pessoas. Inclusive os amigos vegetarianos. Sim, queridos, eu penso em vocês! :)

Para se fazer um bom risoto, você deve preparar um bom caldo com ingredientes frescos. Eu, particularmente, acho que o caldo é a alma do risoto. Com um bom caldo, não tem como errar. O caldo de legumes é super leve e vai bem em risotos sem carne, com vegetais frescos, cogumelos e queijos.
Caldos industrializados são cheios de sódio e conservantes que não fazem nada bem. E além disso, não são gostosos! Eu sempre parto da premissa de que se é pra comer uma porcaria, que ao menos ela seja gostosa!

Nesta postagem vou falar do caldo de legumes,
mas prometo postar receitas e idéias de risotos maravilhosos em breve!



quarta-feira, 9 de julho de 2014

A ressaca da copa!

Bom, não há muito o que dizer, depois da derrota de ontem do Brasil para a Alemanha. Foi uma lavada, uma piaba feia. Só espero que nossa seleção se recupere logo para jogar no sábado e pensar no terceiro lugar. Tudo bem, perder faz parte. Eu acredito e quero sempre um "Vai Brasil" em todas as instâncias. Estou sempre na torcida pelo meu país e pelo meu povo, não só de quatro em quatro anos! É isso aí, na alegria e na tristeza!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Feijoada simples da Cacá



Existem algumas possibilidades de se preparar uma feijoada, a começar pela escolha das carnes que irão compor o prato. Eu gosto de selecionar algumas carnes, chamadas nobres, alguns arriscam a chamar esse tipo de "feijoada ligth", mas garanto que de "ligth" ela não tem nada!

A feijoada é um prato bastante tradicional do brasileiro e uma ótima opção para reunir os amigos e a família para celebrar alguma dada ou simplesmente para comer feijão! Pra mim não precisar ser uma data especial para se estar com pessoas queridas e comer uma comida gostosa. Digamos que isso seja celebrar constantemente a vida. Afinal, comida tem tudo a ver com emocional, com demonstração de carinho pelas pessoas.

Para saber mais sobre a história desse prato, veja aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoada_(Brasil)

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Bacalhau à moda do Fábio (ou bacalhinho do Fafinho)



Eu adoro bacalhau de qualquer modo, mas à moda do Fafinho (Fábio, meu marido queridão e excelente cozinheiro) tem sido um dos meus preferidos atualmente! Eu carinhosamente apelidei essa receita com o nome dele, pois um dia desses a gente comprou um bacalhau que eu pretendia fazer um clássico Gomes de Sá, mas ele veio com uma idéia de se a gente fizesse assim, assado, na panela de barro, humm... e eis que surgiu essa receita simples e maravilhosa.

Bolinhos de arroz ricos e assados



Sou uma pessoa meio exagerada e muitas vezes faço mais comida do que o necessário. Como odeio desperdícios, ainda mais de comida, fico sempre pensando em alguma coisa para poder aproveitar ao máximo os alimentos.
O bolinho de arroz é um clássico e existem muitas receitas para fazer essa delícia. Sei que tem gente que acha que tudo frito é mais gostoso, mas garanto que estes bolinhos assados ficam muito, muito saborosos! São versáteis e podem servir como acompanhamento ou como petisco. Esses bolinhos são enriquecidos com legumes como cenoura e abobrinha, mas você pode usar sua criatividade e acrescentar outros ingredientes.

Massa de beterraba com lulas e brócolis



Fazer sua própria massa pode parecer complicado, mas é bastante simples e o resultado é muito animador! Essa massa, especialmente, é de comer e repetir, pois além de deliciosa, fica também super leve. Então: mãos na massa!